segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PAVEL CHISTYAKOV

ILYA REPIN - Retrato do pintor Pavel Chistyakov
Óleo sobre tela - 87 x 67 - 1878
Galeria Tretyakov

Existem dados mais abrangentes sobre um artista quando o mesmo tem uma grande produção, e essa passa a ser alvo da cobiça de colecionadores e instituições. Se a obra produzida por ele possuir uma significativa importância sobre o movimento artístico no período em que foi executada, aí então os dados se somam naturalmente, e a biografia de tal artista torna-se mais rica, sincera e justa. Pelo fato de não ter produzido tantas obras, e as que existem estarem em instituições reservadas e coleções particulares restritas, falar sobre Chistyakov não é tarefa muito fácil. Altruísta ao extremo, dedicado acima de tudo com o ensino da arte, estava mais preocupado em formar seus alunos e discípulos, do que necessariamente fazer sua própria produção, tanto que encerrou todo o conjunto de obras, a um pequeno número, ainda que de excelente qualidade. Entender os movimentos para sua estratégia de ação tem a ver com o espírito de nacionalismo e o desejo de um grupo reservado de grandes artistas, em desenvolverem meios que privilegiassem a formação de uma arte russa coesa e com características próprias. Essa espécie de descontentamento com o que via está ligada diretamente com os fatos que se antecederam, até então, no cenário artístico do país.

PAVEL CHISTYAKOV - Patriarca Hermógenes recusa a abençoar os poloneses
Óleo sobre tela - 1860

Quando Pedro, o Grande, chegou ao poder, cerca de um século antes de Chistyakov, as artes russas sofreram uma mudança radical. Havia muitos sonhos e boas intenções em jogo, e para colocar a Rússia no patamar artístico em que estavam as grandes nações da Europa, o propósito de modernizar o país parecia ser mesmo o caminho mais sólido. Atrair artistas estrangeiros para lá, adquirir obras de arte do ocidente, bem como enviar jovens e talentosos artistas para estudarem nos grandes centros europeus, foram as providências mais imediatas tomadas nessa nova proposta do país. E elas surtiram um rápido efeito! Logo, a apurada técnica apreendida pelos estudos dos jovens, em seus dedicados anos no exterior, capacitaram a Rússia e a deixaram em igualdade com o que se produzia fora de suas terras.

PAVEL CHISTYAKOV - Mendigo romano
Óleo sobre tela - 72 x 62 - 1879

PAVEL CHISTYAKOV - Boiardo - 1876

Com o passar dos anos, porém, um certo conflito tomava força entre as escolas e instituições russas, bem como entre alguns grupos de artistas. Havia os que insistiam em defender uma cultura ortodoxa eslava e os que se abriam às influências e movimentos adquiridos nos períodos de intercâmbio. Uma mudança urgente se fazia necessária: romper contra um sistema inerte de academismo, já desgastado pelo passar dos anos. Exatamente à partir da segunda metade do século XIX, entram em cena célebres figuras que abraçaram a idéia de formar uma nova proposta na arte russa. Pavel Petrovich Chistyakov era uma delas.

PAVEL CHISTYAKOV - Jovem à janela
Óleo sobre tela - 52 x 99,8 - 1864

Chistyakov havia chegado a uma conclusão que definiu bastante as suas estratégias de ação: era preciso preparar melhor o artista comum, tornar altamente profissionais aqueles que não conseguiam ser agraciados com os privilégios de bolsas no exterior. Precisava fazer isso de uma maneira que unisse tudo que aprendeu nas escolas de Paris e Roma, com a expectativa que pairava coletiva no ar, de fazer uma “grande arte” russa. Combinando os mais rigorosos métodos científicos para a execução do trabalho, com a percepção direta da natureza, Chistyakov criou assim o seu método pedagógico, e se tornou por isso, um dos pilares do grande movimento realista russo ocorrido naquela época.

PAVEL CHISTYAKOV - Garota romana
Óleo sobre tela

PAVEL CHISTYAKOV - Estudo de nu

Durante quase todo o século XIX, o Romantismo, Naturalismo, Realismo e Simbolismo fizeram uma espécie de simbiose na arte russa. Tinham suas peculiaridades, mas se somavam fertilizando uns aos outros. Importante ressaltar que só com a prática desses novos movimentos, houve uma significante flexibilização da arte neoclássica que reinava no país, desde os incentivos iniciados por Pedro, o Grande. Os ventos libertários da Revolução Francesa e o descontentamento das classes inferiores inspiravam os novos temas para a “grande arte” desejada como mudança. A crua realidade de servos e camponeses, aliada a um certo bucolismo representado nas cenas domésticas das classes burguesas, contribuem para chamar a atenção da grandiosidade do país, da sua majestosa geografia, infinda, sem limites. Todos os tipos humanos ali viventes, bem como seus ricos costumes locais, levaram naturalmente o retrato e a paisagem a adquirirem ênfases mais objetivas, diretas, realistas. Mas a Rússia já não era mais uma jovem nação, por isso não se podia esquecer os temas históricos e seus importantes personagens, os boiardos, a mitologia e todo credo popular. Todos tiveram espaço nessa nova onda de interpretação na visão dos artistas.

PAVEL CHISTYAKOV
Sofia Vitovtovna puxa o cinto do príncipe Vasilii Kosoi, em seu casamento
Óleo sobre tela - 1861

Chistyakov conduzia assim sua missão, ensinar e imbuir na cabeça de seus alunos e discípulos, a criação de uma “grande arte” russa. Dedicou tanto ao ensino que não sobrou tempo para produzir seu próprio trabalho, mas será sempre conhecido na história russa como um professor de grandes artistas. Haverá prêmio maior para um educador, colher os frutos de seu trabalho? Entre seus alunos, formados em diferentes períodos, estão mestres como Repin, Polenov, Surikov, Vasnetsov, Savinski, Serov, Vrubel, Grabar, Kardovsky, Ryabushkin, Borisov-Musatov, Losev, E. Polenova, Varvara Baruzdina, N. Samokish e outros. Hoje, alguns desses geniais artistas dão nome às maiores instituições do país, como a Academia Ilya Repin, em São Petersburgo, e ao Instituto Surikov de Moscou. No mais, Chistyakov possuía uma vida discreta. Casou-se com sua estudante Vera Meyer, filha de Yegor Meyer. Esse grande artista russo, mestre dos mestres, nascido em 1832, na cidade de Prudy, viveu durante um bom tempo em Tsarskoye Selo, entre 1876 e 1919. Faleceu na cidade de Detskoe Selo, em 1919 e está sepultado no cemitério Kazan.

PAVEL CHISTYAKOV - Rapaz camponês

A história da arte russa desse período é incrivelmente complexa e rica. Motivos não faltam para a composição de muitas outras matérias. Oxalá novos dados e pesquisas venham nos proporcionar outras grandes viagens.
Agradecimento especial ao Gilberto Geraldo pela dica da matéria, por alguns dados e também algumas imagens.


*****

Trabalhos de alguns alunos de Chistyakov,
que vieram a se tornar mestres russos.

ILYA REPIN - A resposta dos Cossacos Zaporogos ao sultão da Turquia
Óleo sobre tela - 203 x 358
Museu Russo, São Petersburgo

VASILIY POLENOV - Outono dourado
Óleo sobre tela - 1893

VASILIY SURIKOV - Yermak conquistando a Sibéria
Óleo sobre tela - 1895

6 comentários:

  1. Muito belo o trabalho dele, mas o que me inspirou em especial foi a devoção dele a educação, um exemplo!
    Um abraço, parabéns pela materia!

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  2. ...louvável mestre que antes de tudo se empenha em encaminhar e incentivar seus alunos!!!demonstra assim ser um verdadeiro homem das artes...;abraços.
    Beth Ferraz.

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  3. Obrigado, Leonardo e Beth, pelas considerações, e por mais uma visita.
    Grande abraço!

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  4. pois é! só por aqui mesmo ou no blog do g.geraldo prá se ouvir falar e ver a bela e desconhecida arte russa. não sei o quanto você gostaria de se aprofundar no assunto, mas há tempos atrás vi algumas imagens de impressionistas russos que me deixaram fascinado pela cor. se aceitar a sugestão de post, tenho certeza de que causará grande espanto por esta desconhecida vertente de um movimento tão badalado.

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  5. Esta esta excelente, assim como todas a suas publicações anteriores, descreve as os fatos de maneira bem clara, e sensível.

    Minha ajuda foi de 1%, eu quem devo te agradecer! Obrigado por esta matéria e todas a outras. Você é assim, dedicado como Chistiakov.

    Parabéns, José

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  6. Paulo, estou me organizando para publicar uma grande matéria sobre o Impressionismo em todas as regiões onde ocorreu. Há um bom material acumulado, mas o tempo é sempre menor que o desejado. Mas sairá, sem pressa, que o tema é mais que nobre!

    Gilberto, pra ser sincero, ainda não conhecia o Chistyakov, antes de sua dica. Conhecia sim, alguns de seus mais famosos alunos e várias de suas obras, mas não o mestre. Imagino como essas raridades devem existir aos milhares por aí...

    Grande abraço, amigos!

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