sábado, 16 de agosto de 2014

PROJETO MEMÓRIA E IDENTIDADE DO CAMPO


Localizada aos pés da imponente Serra do Caraça, a cidade de Santa Bárbara, no estado de
Minas Gerais, possui cerca de 30 mil habitantes e está localizada bem no centro
da Estrada Real. É uma cidade fantástica, com povo simples e acolhedor, que preserva suas
tradições e inspira esperança para todos que ali passam.


Por mais que eu tente agradecer por tudo que me aconteceu nessa última sexta-feira, dia 15 de agosto, ainda não conseguirei fazer com eficiência. Indaguei se sinceramente tenho oferecido ao mundo tanto quanto tenho recebido e mais uma vez pude confirmar que as coisas mais valiosas dessa vida se resumem em uma boa acolhida, abraços fraternos e sorrisos sinceros. Lamento por quem possa passar pela vida sem conhecer essas dádivas e mais ainda por quem talvez tenha tido acesso a elas e não soube vê-las quando aconteciam. Foi uma tarde especial, na companhia de pessoas simples e calorosas, em uma cidade que me inspirou esperança, acima de tudo.
Fui convidado pela Mirlene Mônica Moraes, diretora das Escolas Municipais do Campo da cidade de Santa Bárbara/MG, para desenvolver um projeto juntamente com os alunos de escolas da zona rural do município. Os primeiros contatos se deram há cerca de 3 meses, quando fui sondado pela possibilidade de participar do projeto e quando iniciaram os trabalhos com os alunos. O Projeto Memória e Identidade do Campo tem como objetivo principal estimular e desenvolver a cidadania aos alunos participantes, proporcionando a eles adquirir valores e conhecimentos básicos para viverem em sociedade. É um belo projeto, que tenta inserir a criança no mundo em que ela vive, de uma forma consciente e prazerosa. Fazem isso de uma forma muito eficiente, aproximando principalmente o ensino da realidade das crianças, valorizando os saberes do campo e fortalecendo a aproximação dessas crianças com a comunidade. E como todos são moradores da área rural do município, utilizam aquilo que tem de mais especial, os espaços alternativos e próprios da rotina diária dessas crianças, como plantações locais, hortas, engenhos e suas próprias residências. Isso permite que haja um intercâmbio entre as 8 escolas envolvidas no projeto e depois esses conhecimentos são socializados com o espaço urbano do município.


Como acabei entrando para o projeto? Bom, não é novidade que sempre tive uma atração especial pela vida no campo. Quase a totalidade de minha produção artística está relacionada com o homem e a sua vida rural. Trago para as minhas telas aquilo que vejo ao meu redor e que sempre me acompanhou desde quando comecei a trabalhar com arte. Pela divulgação que tenho feito, principalmente na internet, meus trabalhos acabaram chegando ao conhecimento dos representantes do projeto acima citado e o convite se deu à partir daí. Uma das atividades a que os alunos foram submetidos, seria exatamente fazer a relação do homem e o campo, do ponto de vista da arte. Através de muitas pesquisas, os alunos se inspiraram em minhas obras e reproduziram as suas realidades e suas rotinas. Perceberam que é possível falar de suas vidas e do que acontece ao seu redor de uma maneira poética e honrosa. Valorizando suas raízes, eles se posicionam melhor no mundo e se tornam construtores de sua própria identidade e de seu próprio futuro.



O encontro realizado no Cine Vitória, no centro da cidade de Santa Bárbara, neste dia 15 de agosto, foi a culminância desse projeto, onde os 120 alunos das 8 escolas rurais puderam mostrar tudo aquilo que aprenderam e produziram durante os meses do projeto. Estive presente, levando 4 trabalhos meus, para que pudessem ver pessoalmente um pouco daquilo que foram suas referências. Foi uma tarde muito especial, onde tive o prazer de assistir várias apresentações musicais desenvolvidas por cada escola envolvida. Há tempos não via educação levada tão a sério, de uma forma simples, acessível, e acima de tudo eficiente.

MEUS TRABALHOS EXPOSTOS NO ENCONTRO

JOSÉ ROSÁRIO - As últimas luzes da tarde - Óleo sobre tela - 60 x 90 - 2014

JOSÉ ROSÁRIO - Descanso - Óleo sobre tela - 2009

JOSÉ ROSÁRIO - Alambique - Óleo sobre tela - 27 x 41 - 1997

JOSÉ ROSÁRIO - Proseando - Óleo sobre tela - 40 x 50 - 2014

ALGUNS DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS,
DENTRO DA REALIDADE DE SUAS LOCALIDADES RURAIS




Quero deixar meus parabéns ao jovem prefeito Leris Felisberto Braga, pela visão humanitária ao apoiar a educação como um dos pontos fortes da administração e ao Secretário Alexandre Geraldo Mota, pelo empenho na realização do projeto. Não poderia deixar de agradecer à Mirlene e toda sua equipe dedicada e aguerrida. Ao Prof. Marcelo, pela confecção do meu retrato que usou para decorar o palco do evento e também ao Robson, motorista e ótima companhia por todo aquele dia. Vou guardar na lembrança aquela tarde especial e encorajadora. Para todas as crianças do projeto, quero dizer que me sinto honrado em ter podido acender uma chama na cabecinha de cada uma delas. A todos da cidade de Santa Bárbara, deixo os meus sinceros agradecimentos e meu mais forte abraço!

Agradecimento ao Robson (motorista) pela boa-vontade
e companheirismo.

8 comentários:

  1. "As coisas mais valiosas dessa vida se resumem em uma boa acolhida, abraços fraternos e sorrisos sinceros."
    O livro Demian de Hesse, tem algo parecido com o que você escreveu,e esta é a necessidade que temos: saber aproveitar cada momento...
    Parabéns, belíssimos trabalhos!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tem mais alguém pensando parecido, meu amigo Vidal.
      Tenho encontrado significados diferentes para a minha vida e a função da arte nesses novos significados. O mais importante deles é que de nada adianta construir uma carreira importante se não puder contribuir com o mundo a minha volta. Poucas atitudes, quando somadas, se transformam infalivelmente em grandes ações.
      Um grande abraço, amigo! Obrigado mais uma vez por estar aqui!

      Excluir
  2. Parabéns, seu trabalho já está extrapolando os limites da Arte para a realidade. Gostaria de, um dia, chegar a tanto. Continue sempre com muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por vir, Laís. Todo dia é um novo caminho e com novos desafios.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Nossa, esse "As últimas luzes da tarde" é belíssimo!
    Elisane

    ResponderExcluir
  4. Belíssima contribuição e obras José.... Em um período de minha vida, mesmo com a minha pouca experiência, dei aula de pintura no CREAS, foi um período de grande evolução pessoal para mim e para aqueles jovens que em sua maioria, senão todos, estavam ali por falta de oportunidades e desestrutura familiar.... Mas por falta de "incetivo" do município os materiais não foram mais comprados, grande foi a tristeza dos pequenos e minha também, trabalhos maravilhosos foram produzidos ali.... Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esses projetos todos aprendem um pouco, Yure. Quem ensina e quem recebe.
      É tão bom quando o poder público entende e apoia projetos culturais. Ganha a cidade e todos os seus moradores.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir