domingo, 3 de dezembro de 2017

EDWARD LAMSON HENRY

EDWARD LAMSON HENRY - Uma tarde de domingo - Óleo sobre tela - 26,5 x 37,5 - 1902

EDWARD LAMSON HENRY - A mensagem - Óleo sobre painel - 23,5 x 30,5 - 1893

EDWARD LAMSON HENRY - East Hampton Beach - Óleo sobre tela

Foi o extremo cuidado empregado na abordagem de seus trabalhos, que fez de Edward Lamson Henry o grande artista do idealismo norte-americano do século XIX. Nas palavras do professor de arte William T. Oedel, "talvez nenhum artista tenha jogado de forma tão consistente e tão duradoura com o culto americano da nostalgia no último quarto do século XIX, como Edward Lamson Henry”. Ele sonhava com uma América próspera, agrária, sem as perturbações das guerras civis que assolavam o país durante décadas, e sem as ameaças da industrialização desenfreada, urbanização caótica e imigração incontrolável, que já vislumbrava como um grande problema para o futuro de sua nação.

EDWARD LAMSON HENRY - Acomodação - Óleo sobre tela - 40,6 x 77,8 - 1867

EDWARD LAMSON HENRY - Acomodação - detalhe

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EDWARD LAMSON HENRY - Vendedora de flores - Óleo sobre tela - 34,4 x 52,1 - 1906

EDWARD LAMSON HENRY - Uma mulher moderna - Óleo sobre tela - 40,6 x 55,8 - 1892

Edward Lamson Henry nasceu no dia 12 de janeiro de 1841, na cidade de Charleston. Com o falecimento dos pais, quando ele tinha sete anos de idade, o garoto foi morar com os primos em Nova York. Foi na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, em Filadélfia, que ele começou a estudar pintura, encorajado pelos parentes que já haviam despertado por esse potencial do garoto. Paris era a referência maior para os estudos de artes, e para lá ele foi, em 1860, cursando nos estúdios de Charles Gleyre e Gustave Courbet. Curiosamente, frequentava esses ambientes com colegas que se tornariam bem famosos mais adiante: Claude Monet, Pierre-August Renoir, Frédéric Bazile e Alfred Sisley. Todos intimamente ligados ao movimento impressionista, que revolucionaria a forma de ver e fazer arte, à partir da quarta metade do século XIX.

EDWARD LAMSON HENRY - Uma despedida demorada- Óleo sobre tela - 30,5 x 41,3

EDWARD LAMSON HENRY - Indo para a cidade
Óleo sobre cartão colado em painel - 14,5 x 12,3

EDWARD LAMSON HENRY - Um encontro informal - Óleo sobre tela - 48,2 x 76,8

Concluídos os estudos, Lamson Henry retorna para os Estados Unidos, em 1862. No auge da Guerra Civil Americana, acabou servindo como funcionário de um navio de transporte da União na Guerra Civil Americana. Se por um lado, o período no front atrasou seus projetos com a arte, por outro se tornou inspirador em outros sentidos, pois foi explorando os temas de guerra que ele mostrou vários episódios da realidade de seu país. Ao regressar para suas atividades ligadas à arte, ele se mudou para o prestigioso edifício Tenth Street Studio, em Greenwich Village. Construído em 1857, foi a primeira instalação moderna projetada exclusivamente para atender as necessidades dos artistas. Tornou-se o centro do mundo da arte de Nova York durante o restante do século XIX. O edifício abrigou artistas famosos, entre eles, Winslow Homer.

EDWARD LAMSON HENRY - Esperando a balsa, Shelter Island
Óleo sobre tela - 35,6 x 58,4 - 1895

EDWARD LAMSON HENRY - Mãe e criança
Óleo sobre tela - 21,5 x 17,75 pol - 1877

EDWARD LAMSON HENRY - O rei dos Montauks - Óleo sobre tela - 29,2 x 40,6

Em 1869, com a nomeação para a National Academy of Design, em Nova Yor, Lamson Henry teve mais tempo para desenvolver suas propostas em termos de temática. Ele passa a explorar os temas e incidentes da vida rural, de uma forma tão compassiva e sincera, e ao mesmo tempo com um humor tão refinado e pitoresco, que logo se tornariam desejos do grande público. E executava a todos com uma riqueza de detalhes e minúcias, pesquisados em incansáveis referências históricas e atenta observação.

EDWARD LAMSON HENRY - A primeira linha de trem entre Mohawk e Hudson River
Óleo sobre tela - Entre 1892 e 1893

EDWARD LAMSON HENRY - A primeira linha de trem entre Mohawk e Hudson River
Detalhe 1

EDWARD LAMSON HENRY - A primeira linha de trem entre Mohawk e Hudson River
Detalhe 2

Foi exatamente graças a grande atenção dispendida aos detalhes em suas obras, que seus contemporâneos elegeram seus trabalhos como verdadeiras reconstruções históricas. Para assessorar essa sua intenção em retratar fielmente uma época, ele passou a adquirir uma grande coleção de antiguidades, principalmente fotos e adereços americanos.  Essa espécie de compulsão por colecionar peças de antiquário, foi alimentada por outro colecionador, William Kulp, que Lamson Henry conheceu quando ainda estudava em Filadélfia. Desde então, até o resto de sua vida, ele usaria carruagens, tapetes orientais, figurinos, porcelanas e as mais variadas relíquias de antiguidades para enriquecer suas composições.

EDWARD LAMSON HENRY - Uma loja no campo - Óleo sobre tela

EDWARD LAMSON HENRY - Totalmente absorvida
Óleo sobre painel - 22,2 x 19,7 - 1874

EDWARD LAMSON HENRY - Notícias da Guerra de 1812 - Óleo sobre tela - 65,4 x 108 - 1913

Em 1884, Lamson Henry e sua esposa, Frances Livingston Wells, se mudaram para a cidade de Cragsmoor, nas montanhas Shawangunk, no estado de Nova York. Ali, ajudaram a fundar uma colônia de artistas e disseminaram em muitos deles o gosto pela representação do ideal americano que defendiam. Idealista não só nos seus trabalhos, o artista lutava e defendia igualdade entre as pessoas e muitos de seus trabalhos são uma referência sensível à pobreza e a inocência. O artista faleceu em 9 de maio de 1919, em Ellenvile, Nova York.

EDWARD LAMSON HENRY - Quintal na Pensilvania - Óleo sobre painel - 21,5 x 34,3

EDWARD LAMSON HENRY - Um advogado local - Óleo sobre tela - 39,4 x 55,9 - 1895

EDWARD LAMSON HENRY - No caminho para a cidade - Óleo sobre tela - 40,6 x 50,8 - 1907

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